ied_11_dd2017.jpg

Criação de estamparia étnica

Criação de estamparia étnica

O curso Criação de estamparia étnica conecta você ao universo de criação de estamparia africana e indígena, apresentando a importância cultural e social destas estamparias, suas simbologias, os direitos autoriais envolvidos, conceitos do  design  de superfície e técnica estamparia manual.


Vamos conectar seu talento pessoal às propriedades da estamparia étnica, apresentar técnicas que podem enriquecer quem trabalha com estamparia digital e/ou gerar autonomia para profissionais que querem criar estamparias exclusivas através de técnicas manuais.

 

Facilitadora: Julia Vidal 

Público: estudantes, profissionais e educadores da moda/design/artes em geral

Formato: 7 video aulas + Material de apoio

Valor: R$379,00

1. Identidade e moda: A aula aborda a identidade étnica presente em produtos de moda e design.

2. Descobrindo sua identidade: A aula aborda a construção da identidade brasileira e a identidade pessoal do trabalho. No final desta etapa cada participante terá desenvolvido seu próprio repertório de símbolos  e iconografia para uso em suas estamparia, criando uma identidade no trabalho.

3. Estamparia afro-brasileira: A aula apresenta principais tecidos africanos que foram difundidos no Brasil, suas imagens e símbolos presentes na moda das passarelas e das ruas brasileiras.

4. Estamparia manual em blocos ou relevo, estêncil e monotipia: apresentação de técnicas da estamparia em blocos ou relevo, em estêncil e monotipia. Design de superfície e suas possibilidades.

5. Estamparia indígena: A aula apresenta principais tecidos indígenas produzidos no Brasil e grafismos e propriedades intelectuais indígenas.

6. Processo de criação com inspiração indígena: A aula apresenta a forma o processo de criação de estamparia conectadas à natureza, além de técnicas de construção de módulo e rapport mais presentes na estamparia indígena.

7. Aula prática, vamos colocar a mão na massa: A aula apresenta os materiais necessários e suas formas de uso para desenvolvimento de estamparias manuais.
 

+ Materiais de apoio: seleção de leituras, palestra e vídeos para o aluno ampliar seus conhecimentos adquiridos nas aulas prática e online