capa_ewaporanga-05.png

Descubra como fazer moda com a verdadeira identidade brasileira 

SEJA PARTE DA COMUNIDADE EWA PORANGA ACESSE AQUI UMA OFERTA ESPECIAL

EWA PORANGA PODERÁ TE AJUDAR A

1

2

3

4

5

6

FAZER MODA COM A VERDADEIRA IDENTIDADE BRASILEIRA

A educação convencional excluiu muitas formas de ser e de fazer moda brasileira – é comum não ver diversidade e não se sentir parte dos conteúdos apresentados. A experiência em nossas jornadas ajudará na reconstrução da brasilidade, com ferramentas teóricas para se fazer moda por uma perspectiva pluricultural e afro-indígena.

 

REDESCOBRIR A PRÓPRIA IDENTIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL

Já pensou como é mais fácil saber a história de uma família europeia do que sobre os seus antepassados indígenas e negros? Isso acontece porque a identidade cultural brasileira se fez em meio à exclusão das outras identidades. Nossos cursos funcionam como uma viagem de reconexão pessoal por histórias não contadas: um caminho de despertares e enriquecimento, que geram transformações rumo a um trabalho mais autoral e único.

APRESENTAR AS CULTURAS INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS EM DIÁLOGO COM A MODA
Se você só aprendeu a história da moda europeia e mal viu a história da moda criada no território nacional, saiba que sua educação está incompleta. O ensino tradicional de moda não apresenta as culturas africanas, indígenas e afro-brasileiras, entre outras presentes em nosso país. Em nossa escola, você terá a experiência de aprender com professores que falam de suas próprias culturas, apresentando formas de fazer moda a partir de perspectivas e técnicas diversas.

CONECTAR PESSOAS, CAUSAS E HISTÓRIAS NA MODA

Moda é feita por pessoas e para pessoas. É ainda, uma ferramenta de conexão entre visões de mundo, causas e histórias de um povo e de sua cultura. Quando se tiram as pessoas da moda, ela deixa de ser uma expressão cultural.

AGREGAR VALOR AO SEU TRABALHO E AUMENTAR SUAS VENDAS

Em um mercado competitivo como a moda, às vezes parece que tudo é igual – e você pode se sentir "somente mais um". Mas, ao se conhecer, você cria com mais autoria, mais valor – e se conecta de forma mais profunda com seu cliente. Nós te ajudaremos a construir essas pontes!

FAZER MODA SUSTENTÁVEL E DIVERSA

Já pensou por que agimos de forma insustentável – no mais amplo sentido da palavra? Para uma mudança de mentalidade, não basta ensinar técnicas profissionais, é preciso conscientizar pessoas. Ao longo das jornadas em nossa escola, você vivenciará um despertar de consciência que transformará sua forma de ver e de fazer moda brasileira.

ACESSE AQUI UMA OFERTA ESPECIAL

O QUE VOCÊ ENCONTRA NA NOSSA COMUNIDADE

Mandala_atualizado-19.png
base laranja-20.png

LIVRE ACESSO AOS NOSSOS CURSOS

MARATONA ANTIRRACISTA

Intensivo que fará você identificar pensamentos e discursos históricos e culturais que reforçam o racismo cotidianamente. A jornada irá implementar práticas de mudança para promover igualdade e diversidade, seja na vida pessoal ou na profissional.

Ao longo de 9 aulas gravadas + 3 aulas ao vivo você irá compreender como se desenvolvem as ideologias racistas no Brasil através do pensamento social brasileiro do séc. XIX ao XXI, e suas representações na sociedade, na construção da identidade, do padrão estético e da moda brasileira

APROPIAÇÃO

CULTURAL:

Caminhos para não cometer

Intensivo em que você aprenderá caminhos e diretrizes para a construção de uma moda justa, abundante e com identidade cultural. Os aprendizados permitirão criar moda com pessoas indígenas, afro-descendentes, descendentes de asiáticos e pertencentes a culturas historicamente marginalizadas sem correr o risco de apropriação cultural.

Ao longo de 8 aulas gravadas + 2 aulas ao vivo, você conhecerá mais sobre hibridismos culturais, o que caracteriza uma apropriação cultural, as propriedades intelectuais de povos originários, caminhos e diretrizes para trabalhos colaborativos com comunidades e culturas regionais.

A HISTÓRIA QUE A MODA NÃO CONTA

Curso que apresenta a verdadeira identidade da moda brasileira com caminhos para inovar nas suas criações, conexão com o público e no posicionamento no mercado. 

 

Em 14 aulas gravadas + 4 aulas ao vivo, você conhecerá a história da moda brasileira do séc. XVI ao XXI a partir das visões afro-indígena brasileira, africana e indigena. A experiência apresenta saberes e fazeres ancestrais de moda a partir da facilitação com professores afrodescendentes e indígenas, que estimulam a troca e a construção coletiva. 

CRIAÇÃO EM ESTAMPARIA

​ÉTNICA

Curso que traz maior autoria e exclusividade para suas criações de moda, agregando valor para suas coleções e gerando maior autonomia para profissionais que querem criar estampas exclusivas, seja através das técnicas manuais ou técnicas que mesclam o digital ao manual.


Ao longo de 6 aulas gravadas + 2 aulas ao vivo te revelamos os processos de criação da estamparia africana e indígena, a contação de histórias através da estamparia, as simbologias culturais e sociais nas estampas, os direitos autorais envolvidos e diversas técnicas de estamparia manual.

*livre acesso aos cursos por 6 meses renováveis

NA COMUNIDADE EWA PORANGA VOCÊ TAMBÉM ENCONTRA

RODAS DE CONVERSA COM JULIA VIDAL

Aulas ao vivo que acompanham e aprofundam o aprendizado dos cursos Maratona Antirracista, Apropriação Cultural, História que a moda não conta e Criação de estamparia étnica. Ao longo das atividades há espaço para tirar dúvidas, realizar exercícios e promover trocas, aprendizados e vivências. Periodicidade: 1 roda de conversa por mês.

METODOLOGIA INOVADORA

Nossa metodologia de ensino é circular, ecossistêmica, integral e pluricultural. Saberes são apresentados de forma contínua e acessível a todos, em constante aprofundamento. Acreditamos que o corpo e mente precisam estar conectados, por isso promovemos estímulos intelectuais e sensoriais, físicos e mentais, estabelecemos pontes para uma compreensão integral, sem hierarquias, descentralizada e em expansão constante. Ao longo da experiência há alternância de posições aprendiz e educador. Também incentivamos ações e expansão de conhecimento para a solução de problemas reais na sociedade.

ENCONTROS ECOSSISTÊMICOS

Nossa comunidade é feita por agentes, criativos, comunicólogos, professores, consultores, artevistas e outras pessoas que estão nos mais diferentes espaços da cadeia de produção da moda brasileira. Em nossos encontros fazemos trocas de saberes e temos a oportunidade de conhecer possíveis parceiros de trabalho ou projeto.

ESTRUTURA DE ENTREGA DA COMUNIDADE

1

2

3

4

TODOS OS CURSOS SÃO HOSPEDADOS EM UMA PLATAFORMA PARA LIVRE ACESSO

Ao ingressar em nossa comunidade você receberá por e-mail seu login e senha para livre acesso aos cursos na plataforma Hotmart. Ambos são complementares entre si, portanto você poderá acessar as aulas de acordo com sua escala de interesse e necessidade – mas recomendamos seguir a ordem da numeração das aulas.

 

AS RODAS DE CONVERSA COM JULIA VIDAL SERÃO MENSAIS E AO VIVO

As datas dos encontros são avisadas com antecedência de 15 dias para o seu planejamento (por e-mail e através do grupo de whatsapp da comunidade). Quem não puder assistir as aulas, poderá assisti-las gravadas na plataforma.

OS ENCONTROS ECOSSISTÊMICOS SERÃO BIMESTRAIS E AO VIVO

As datas serão avisadas com antecedência de 15 dias para o seu planejamento (por e-mail e através do grupo de whatsapp da comunidade). Os encontros não são gravados, pois têm foco nas trocas.

MATERIAIS INOVADORES

Você encontrará nossos materiais integralmente disponíveis na plataforma. Ao longo dos meses, esse espaço será alimentado com novas referências.
 

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO
E RECEBA ALGUNS BÔNUS GRATUITOS

BÔNUS 

IMERSÃO

Aulão com um professor/designer/estilista convidado – indígena, africano ou afrodescendente dos mais variados lugares do Brasil, América Latina e Áfricas. Nesse encontro, você irá acessar um conteúdo que não encontra em livros e currículos de moda, podendo conhecer e vivenciar as culturas a partir de conhecimentos endógenos (daqueles que falam de dentro de suas próprias culturas, sem intermediários). Faremos a aproximação de conhecimentos no eixo Sul-Sul, América Latina e Áfricas. Será uma grande oportunidade de complementar seus estudos e de ampliar o conhecimento através do aprendizado em meio a diferença.

LIVRO VIVO

Um material inovador criado para nossa comunidade. O livro é inédito e apresenta pílulas de conhecimento em formato audiovisual, gravados por indígenas, afrodescendentes e pesquisadores que mostram seus acervos pessoais, de indumentárias, produções têxteis e arte. A história de cada uma das peças apresentadas ganha vida, sons, sotaques e falas de seus criadores e/ou daqueles que vivenciam as culturas apresentadas. Uma oportunidade única de conhecer alguns itens da moda e arte brasileira, africana e afro-brasileira através de uma viagem cultural.

LIVRO O africano que existe em nós, brasileiros: moda e design afro-brasileiros

Você ganhará o formato digital do livro-arte O africano que existe em nós, brasileiros: moda e design afro-brasileiros, de Julia Vidal. A publicação apresenta a moda e o design afro-brasileiro e está esgotado (ou seja, não é possível comprá-lo em livrarias).

HOJE VOCÊ TERÁ ACESSO A TUDO POR 6 MESES E APENAS:

R$ 1.600,00 (OFERTA POR TEMPO LIMITADO)

6x 180,94

ou R$ 997,00 à vista

ACESSE AQUI A OFERTA ESPECIAL

Faça sua compra com tranquilidade

7 DIAS DE GARANTIA INCONDICIONAL

O QUE DIZEM OS QUE JÁ FAZEM PARTE DESTA TRANSFORMAÇÃO

“Eu sempre busquei entender a moda brasileira. E hoje fica claro porque não conseguia formar uma opinião, porque nossos professores e ensino de moda criam uma estrutura para não vermos quem nós somos. Eu não me entendia dentro do oficio que eu queria fazer...Nos cursos eu encontrei pela primeira vez uma professora embasando o que seria a moda brasileira e o quanto isso tem a ver com a luta antirracista, porque somos todos racistas e não nos reconhecemos e então nossos ofícios, marcas e empresas não refletem a nossa realidade. Compreender isso me abriu portas para eu construir uma narrativa dentro da @tcha______ porque eu encontrei conteúdos que realmente respondiam o que é moda brasileira. Isso para mim foi revolucionário.”

Bruna Valente 
Designer fundadora da Marca @tcha______

Karine.jpg

“Conheci Julia Vidal em 2016, quando comprei seu livro. E para mim foi quando comecei a ter as referências certas na moda, eu compreendi que esta era a moda que eu estava procurando, através do curso de estamparia eu criei a linha Ayo, Prosperidade, e consegui usar melhor as cores e as técnicas afro-indígenas na criação de estampas. Os cursos estão sempre fertilizando meu caminho. Ter a referência da Julia, como uma mulher afro-indígena, criando cursos que apresentam o que eu sempre quis saber, me fez entender porque eu nunca consegui fazer uma faculdade de moda, porque as minhas referências precisam ser reais e agora estou tendo esta oportunidade de estudo.”

Karine
Designer fundadora da Marca Negrita Modas 

leticia.jpg

“Este trabalho me faz acreditar em uma moda mais diversa, brasileira e consciente, porque ele transcende a roupa e muda vidas, mudando essas vidas a gente muda uma sociedade.”

Letícia Tosta
estudante de moda Senai Cetiqt

MAIS MOTIVOS PARA SE INSCREVER

1

2

3

Cursos práticos e com conteúdo aplicável na vida e no trabalho;

 

Acesso ilimitado aos cursos por 6 meses;

Facilidade de pagamento parcelado  e descontos de até 50% nos demais serviços (imersões, vivências, mentorias e consultorias) oferecidas pela escola Ewa Poranga.

BASE_FUNDO-05.png

QUEM SOU EU?

Sou uma contadora de histórias não contadas pela moda brasileira. Há 16 anos criei minha 1ª marca de moda porque a moda que encontrava não me representava. Junto com milhares de outros designers e estilistas não encontrei referenciais da moda afro-brasileira e indígena na dita moda brasileira. Para pensar e fazer moda brasileira não encontrei bibliografias nem mesmo cursos que apresentassem uma moda recheada de pluralidade... sempre me disseram que o consumidor não se interessava pela “moda étnica”, que moda brasileira não tinha nada a ver com “as indumentárias” da moda afro-brasileira/indígena/pluricultural. Eu me cansei de procurar e resolvi usar a minha pesquisa e criatividade para contar histórias apagadas pela moda brasileira, escrevendo livros e cursos de moda pluricultural, inclusiva e sustentável.

Sou designer de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras. Pós Graduada em História – África Brasil, laços e diferenças, mestra em Relações étnicorraciais, gestora da Julia Vidal .: Etnias Culturais, e tenho como propósito desenvolver marcas de moda e educação que valorizam a diversidade cultural brasileira e idealizadora da 1ª Escola de Moda Pluricultural, Ewa Poranga. 

Ao longo de 17 anos, criei pontes e reconectei pessoas com suas próprias histórias, desenhando coleções e figurinos apresentados em palcos e eventos nacionais e internacionais. Hoje são 4 livros lançados, o primeiro deles é recordista de vendas com 2 edições esgotadas no mercado, os conteúdos e cursos foram para o SPFW e para Istituto Europeu de Design. “O Brasil não conhece o Brasil”* e pior, ainda tem preconceito de ser brasileiro, porém o que quase ninguém sabe que a moda mais vendida internacionalmente, é a moda indígena brasileira, àquela que vocês conhecem como moda praia brasileira e que bebe na fonte de modelagens e na forma de ser e de viver indígena, o que chamam de “life style brasileiro”.

Depois de alguns prêmios ganhos pela inovação de meu trabalho, como o Economia Criativa do MINC e o reconhecimento internacional "Empresas inspiradoras ao redor do mundo" pela Shell Live Wire, quero dividir este caminho que transformou a escassez de informação e de identidade em oportunidade e abundância!

 Convido você a conhecer a verdadeira identidade brasileira se conectando com milhares de brasileiros e histórias não contadas nesta imersão.

 

*palavras de Aldir Blanc

PERGUNTAS FREQUENTES

É obrigatório fazer todos os cursos da Comunidade Ewa Poranga?

Não. Ao ingressar na comunidade você tem acesso liberado para todos os conteúdos, mas não há obrigatoriedade em concluir os cursos. Trata-se de um volume grande de aulas e materiais didáticos, que ficam disponíveis para acessar quando e de onde quiser. Se, após o período de 6 meses, você não tiver acessado tudo, poderá renovar a assinatura e continuar acessando estes e os novos conteúdos que virão.

Que dias serão as aulas ao vivo?

Sempre teremos aulas na primeira semana do mês. Em alguns meses teremos duas aulas, quando houver apresentação e compartilhamento de conhecimento entre os alunos (a primeira aula do mês será conduzida pelo professor e a segunda aula pelos alunos). Em nossa metodologia circular e ecossistêmica, os papeis de aluno/semente e professor/facilitador são alternados o tempo todo.

Como acesso as aulas dos cursos?

Todos os cursos terão conteúdos gravados, portanto acessando a plataforma com seu login e senha, poderá assistir às aulas no dia e no horário que você escolher.

Moro fora do Brasil, posso ser da comunidade Ewa Poranga?
Sim. Nosso ensino e aprendizado é contínuo e sem fronteiras. Como os cursos são feitos com conteúdos gravados, você poderá assistir às aulas no dia e no horário que escolher. Além disso, nossas aulas ao vivo acontecerão em dias agendados previamente para sua organização. Iniciaremos com aulas de até 2h no primeiro sábado do mês para atender a todos os fusos horários. Todas as aulas são em português mas, quando tivermos conteúdos em outras línguas, teremos legendas em português.

Não fiz nenhum dos cursos disponibilizados, devo seguir alguma ordem específica?

Nossos cursos são pensados num formato circular de modo que cada um deles complementa o conteúdo do outro. Você poderá acessar o conteúdo de maior interesse para você e começar. Aproveite nossos encontros mensais para tirar suas dúvidas!

 


 

mandala-18.png
logo_fundo transparente_Prancheta 1 cópi

Copyright 2021 – Todos os direitos reservados

julia@juliavidal.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle