Cosmovisões x moda,

qual é a sua tendência?

Contribuições e proposições para uma

moda étnica e ética

UMA PUBLICAÇÃO DE MODA COM

PROTAGONISMO INDÍGENA

Em um formato de livro de bolso, a publicação de natureza crítica e sintética, reúne informações etnográficas, referências teóricas indispensáveis para a compreensão do papel e da riqueza cultural dos povos indígenas no mundo contemporâneo, permitindo aprofundar aspectos do diálogo entre a cadeia de produção da moda e os povos indígenas.

1 - CosmovisoesXModa_1.jpg

Esta é a primeira publicação elaborada com o protagonismo indígena, sua visão e diretrizes para a moda brasileira e busca apontar os desafios de explorar novos referenciais, novos paradigmas e novos conceitos para que profissionais do mercado da moda possam interagir e construir caminhos para o desenvolvimento de projetos com os referenciados “povos indígenas do Brasil”, apontando para alguns pontos de partida.

 

Na obra o leitor encontra uma diretriz de diálogo e trabalho junto aos povos indígenas. Este caminho foi dividido em 3 momentos: Imersão / Encontro / Diretrizes. Ao longo da Imersão é propiciada uma visão compreensiva de natureza histórica e social do indígena brasileiro, ampliando o olhar e convidando à complexidade da diversidade presente entre as diversas cosmovisões indígenas. Para além disso os conceitos de grafismo, moda e apropriação cultural são introduzidos a fim de gerar reflexões prévias ao contato com as culturas indígenas. Em seguida, o capítulo Encontro nos apresenta as diferentes naturezas entre o mundo indígena e da moda, nos conduzindo às premissas indígenas e às advertências para a cadeia de produção e empresas mediante este contato, finalizando com a construção de um cenário onde estas duas visões de mundo podem coexistir e se fortalecer. A publicação termina com o capítulo Diretrizes que apresenta uam contextualização da trajetória entre o mundo indígena e não indígena, as questões legais e de políticas públicas existentes que devem ser consideradas e aprimoradas, assim como os próximos passos e as ferramentas para continuarmos neste caminho de construção.

Uma construção coletiva

A proposta nasce do projeto semente apresentado ao Lab Moda Sustentável, pelo grupo de trabalho conduzido por Julia Vidal da empresa Julia Vidal: etnias culturais, junto as integrantes e apoiadoras Nina Braga e Andrea Monteiro do Instituto E, Taciana

Abreu da empresa Farm, Flávia Aranha da empresa Flavia Aranha e desemboca em uma série de debates realizados no Seminário Moda, Arte e Culturas Indígenas conduzidos no Programa de Pós Graduação de Relações Étnico Racias (PPRER/CEFET-RJ), em parceria entre o Observatório de Histórias, Culturas e Literaturas Indígenas (OHCLI/NEAB – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros/CEFET-RJ), o Grupo de Trabalho: Laboratório de vivências e trocas de saberes originários: experiências de saber na américa indígena e a Universidade Indígena Pluriétnica Aldeia Marakanã (UIPAM). As imersões e encontros que proporcionaram este diálogo foram conduzidas pela Associação Raízes da Tradição (ART).

 

A organização desta publicação é constituída por Julia Vidal: Etnias Culturais em parceria com a Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Marakanà, Associação Raízes da Tradição, CEFET, apoio institucional e financeiro do Lab Moda Sustentável, projeto gráfico Eliza Rizo e edição da Editora Universidade Indígena.

Sustentabilidade

 

O livro será comercializado por nós em formato pdf de forma a não gerar resíduos ao planeta.  O material contém direitos autorais e não deve ser repassado para outra pessoa além do comprador. O valor acessível é revertido para a Aldeia Marakarà e Editora Universidade Indígena para a publicação de novos livros, seja consciente e repasse apenas o link de compra para seus colegas interessados.

 

Especificações técnicas

Lançamento: Novembro 2020

Organização: Julia Vidal

Autores: Julia Vidal; Dilmar Puri; Raízes da Tradição; 

Tema: Moda e culturas indígenas

Formato: 14,8 x 21 cm

Páginas: 53

Ilustrações: 21

Acabamento: Revista em formato pdf

ISBN: 9786500084221

Edição: Editora Universidade Indígena

ied_08_dd2017.jpg
  • ICONES-08
  • ICONES-07_edited
  • Instagram

Entre em contato!

  • seta-02
  • Preto Ícone Instagram
  • ICONES-07_edited
  • ICONES-08