QUAL É A SUA IDENTIDADE?
Corpo território: da ancestralidade
ao pertencimento
19 DE MARÇO, ÀS 19h
ESTA AULA É PARA VOCÊ QUE DESEJA:
1
2
3
4
5
6
7
8
Conhecer o seu lugar de fala na luta antirracista
Redescobrir sua própria identidade
Compreender o pensamento racial brasileiro e como as culturas afro e indígenas foram apagadas ao longo da construção do Brasil
Entender porque o projeto colonial se faz presente até os dias de hoje
Se libertar da apropriação cultural e do racismo em suas práticas e projetos
Se destacar a partir da sua identidade
Ser um agente antirracista em sua área de atuação
Fazer virar moda: a diversidade, as relações justas e o respeito à natureza
O
QUE
É?
Uma aula aberta onde você vai descobrir a sua própria identidade, compreender as identidades políticas e como elas podem se relacionar com o seu trabalho. Faremos um mergulho pela nossa ancestralidade entender o lugar de fala/lugar social de cada um na construção de projetos e de uma sociedade mais justa. Você tem um papel importante na luta pela redução da desigualdade, entenda que lugar você ocupa. Será uma jornada de autoconhecimento, reconexão e pertencimento, que conectará seu corpo ao nosso território!
PARA QUEM É?
Artevistas, curiosos, amantes da diversidade cultural brasileira, agentes criativos, líderes de novos modos operacionais, pesquisadores de ação, designers e criadores de novos mundos, artistas regionais e globais, pessoas que estão fora da caixinha e pensam fora dela, comunicólogos engajados, educadores transgressores e inquietos, pessoas interessadas em desenvolver experiências inesperadas, significativas, libertárias, engajados na combate a desigualdade através da arte e da cultura.
COMO EU VOU TE AJUDAR:
AULA AO VIVO
Dia 19 de julho,
às 19h. Com 02 horas
de duração.
GRUPO EXCLUSIVO
Grupo exclusivo desta aula. Será por lá que você receberá todas as informações e materiais extras.
MATERIAIS
COMPLEMENTARES
Serão disponibilizados materiais de apoio que ajudarão você a consolidar as ideias e percepções adquiridas na aula.
Ao Vivo | 100% Gratuito | Sem Replay
CONHEÇA QUEM FACILITA A AULA:
Sou Julia Vidal, uma contadora de histórias não contadas pela moda brasileira. Há 20 anos criei minha 1ª marca de moda porque a moda que encontrava não me representava. Junto com outros designers e estilistas que fazem a moda afro-brasileira e indígena, não encontrei esta representatividade na dita moda brasileira. Buscando estabelecer pontes e reconectar pessoas com suas próprias histórias, desenhei coleções e figurinos apresentados em palcos e eventos nacionais e internacionais. Para pensar e fazer moda brasileira não encontrei bibliografias nem mesmo cursos que apresentassem uma moda recheada de pluralidade... sempre me disseram que o consumidor não se interessava pela “moda étnica”, que moda brasileira não tinha nada a ver com “as indumentárias” da moda afro-brasileira/indígena/pluricultural. Eu me cansei de procurar e resolvi usar a minha pesquisa e criatividade para contar histórias apagadas pela moda brasileira, escrevendo livros e cursos de moda pluricultural, inclusiva e sustentável.
Sou designer de moda, educadora e pesquisadora especializada nas etnias culturais brasileiras. Pós Graduada em História – África Brasil, laços e diferenças, mestra em Relações Étnicorraciais, cursando a pós graduação em Educação Escolar Indígena, gestora da Julia Vidal .: Etnias Culturais, e tenho como propósito desenvolver marcas de moda e educação que valorizam a diversidade cultural brasileira e idealizadora da Escola de Moda Pluricultural, Éwà Poranga.
Hoje são 4 livros lançados, o primeiro deles é recordista de vendas com 2 edições esgotadas no mercado, os conteúdos e cursos foram para o SPFW e para Istituto Europeo di Design. “O Brasil não conhece o Brasil”* e pior, ainda tem preconceito de ser brasileiro, porém o que quase ninguém sabe que a moda mais vendida internacionalmente, é a moda indígena brasileira, àquela que vocês conhecem como moda praia brasileira e que bebe na fonte de modelagens e na forma de ser e de viver indígena, o que chamam de “life style brasileiro”.
Depois de alguns prêmios ganhos pela inovação do trabalho, como o Economia Criativa do MINC e o reconhecimento internacional "Empresas inspiradoras ao redor do mundo" pela Shell Live Wire, quero dividir este caminho que transformou a escassez de informação e de identidade em oportunidade e abundância!
Convido você a conhecer a verdadeira identidade brasileira se conectando com consumidores brasileiros e histórias não contadas através desta atividade aberta e gratuita, oferecida pela escola Éwà Poranga.
*palavras de Aldir Blanc